Turismo de Base Comunitária como ferramenta de desenvolvimento local e conexão com a natureza
Durante meu sabático (na verdade estou chamando jornada de conexões e reconexões) tenho visitado e trabalhado com alguns projetos de Turismo de Base Comunitária (TBC) desenvolvidos aqui no Sul Global.
O Turismo de base comunitária (TBC) preconiza a localidade como primeira beneficiária da economia gerada pelo turismo. O TBC também é uma alternativa ao turismo predatório que além de não ter a preocupação com o cuidado e sustentabilidade local também não retém recursos financeiros para o destino que recebe.
Meu primeiro destino aqui, Silva Jardim, já é conhecido meu de cinco anos. Tenho parceria com o Movimento Silva Jardim Sustentável, conjuntamente com a universidade que trabalho (Breda University of Applied Sciences). Todo ano trago alunos para aprender e interagir com a comunidade local. Também desenvolvemos um trabalho de empreendedorismo com os jovens locais. Criamos um grupo potente que agora está promovendo turismo rural na região.
Faremos um piloto agora em 6 de novembro: o bike-tour. Todo organizado pelo grupo jovem. Neste dia este grupo promoverá um turismo de experiência rural, mostrando as belezas da Mata Atlântica, a produção local assim como os produtores. Quanto orgulho de fazer parte deste movimento!!!!