Turismo de Base Comunitária como ferramenta de desenvolvimento local e conexão com a natureza

Durante meu sabático (na verdade estou chamando jornada de conexões e reconexões) tenho visitado e trabalhado com alguns projetos de Turismo de Base Comunitária (TBC) desenvolvidos aqui no Sul Global.

O Turismo de base comunitária (TBC) preconiza a localidade como primeira beneficiária da economia gerada pelo turismo. O TBC também é uma alternativa ao turismo predatório que além de não ter a preocupação com o cuidado e sustentabilidade local também não retém recursos financeiros para o destino que recebe.

Meu primeiro destino aqui, Silva Jardim, já é conhecido meu de cinco anos. Tenho parceria com o Movimento Silva Jardim Sustentável, conjuntamente com a universidade que trabalho (Breda University of Applied Sciences). Todo ano trago alunos para aprender e interagir com a comunidade local. Também desenvolvemos um trabalho de empreendedorismo com os jovens locais. Criamos um grupo potente que agora está promovendo turismo rural na região.

Faremos um piloto agora em 6 de novembro: o bike-tour. Todo organizado pelo grupo jovem. Neste dia este grupo promoverá um turismo de experiência rural, mostrando as belezas da Mata Atlântica, a produção local assim como os produtores. Quanto orgulho de fazer parte deste movimento!!!!

Brazilian living in Amsterdam and interacting with the world.

Brazilian living in Amsterdam and interacting with the world.