Turismo de Base Comunitária como ferramenta de desenvolvimento local e conexão com a natureza

Durante meu sabático (na verdade estou chamando jornada de conexões e reconexões) tenho visitado e trabalhado com alguns projetos de Turismo de Base Comunitária (TBC) desenvolvidos aqui no Sul Global.

O Turismo de base comunitária (TBC) preconiza a localidade como primeira beneficiária da economia gerada pelo turismo. O TBC também é uma alternativa ao turismo predatório que além de não ter a preocupação com o cuidado e sustentabilidade local também não retém recursos financeiros para o destino que recebe.

Meu primeiro destino aqui, Silva Jardim, já é conhecido meu de cinco anos. Tenho parceria com o Movimento Silva Jardim Sustentável, conjuntamente com a universidade que trabalho (Breda University of Applied Sciences). Todo ano trago alunos para aprender e interagir com a comunidade local. Também desenvolvemos um trabalho de empreendedorismo com os jovens locais. Criamos um grupo potente que agora está promovendo turismo rural na região.

Faremos um piloto agora em 6 de novembro: o bike-tour. Todo organizado pelo grupo jovem. Neste dia este grupo promoverá um turismo de experiência rural, mostrando as belezas da Mata Atlântica, a produção local assim como os produtores. Quanto orgulho de fazer parte deste movimento!!!!

--

--

--

Brazilian living in Amsterdam and interacting with the world.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Celiane Camargo-Borges

Celiane Camargo-Borges

Brazilian living in Amsterdam and interacting with the world.

More from Medium

Market Recap — Jan 5, 2017

Leading Global Law Firm Network, Mackrell International in Chambers Guide for 10th Year Running

How do I connect a Lambda function to a dedicated VPC?