Iniciando meu Sabático no Sul Global

3 2 1… UHU….começou!!! Meu ano sabático se inicia. Minha jornada de transformação e conexão pessoal & profissional. Um ano para me conectar com mais qualidade com quem amo e para expandir essas conexões com novos projetos e pessoas. Uma exploração ao Sul Global, o qual pertenço.

Estou chamando de Sul Global me conectando com as ideias de Boaventura Santos, quando fala das Epistemologias do Sul. Uma das questões centrais na temática da colonialidade e pós-colonialismo situa-se no âmbito da produção e circulação de conhecimentos e da epistemologia. Desde os tempos do colonialismo, a valorização do saber está diretamente conectada com o Norte Global. Boaventura traz a importância das lutas, dos saberes e das ideias de futuro proveniente do Sul Global. A produção de saberes são muito distintos do Norte Global, e muitas vezes colocado em padrão de hierarquização, ainda resquícios do processo de colonização, em que nossas epistemologias foram suprimidas e desvalorizadas. Boaventura aponta que neste momento atual de crise global se torna urgente compreendermos que somos um neste mundo, interconectados, e que devemos interagir e compor com nosso diversos saberes, abandonando essa lógica colonial que que dividiu o mundo em zonas metropolitanas e coloniais, civilizadas e incivis, relevantes e irrelevantes.

Neste meu ano sabático quero experienciar mais da minha cultura latino americana, das intersubjetividades e do modo de produção do saber na solução de problemas e na inovação. Quero aprender mais e contribuir a dar mais visibilidade e na criação de mais pontes: intelectuais e afetivas.

Combinando minha paixão por viajar, por conectar com diferentes culturas, irei experimentar mais das Epistemologias do Sul.

Sugestões de projetos criativos e inovadores?

#mulheresviajantes #boaventurasantos #epistemologiasdosul #connections #sabbatical

Brazilian living in Amsterdam and interacting with the world.

Brazilian living in Amsterdam and interacting with the world.